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Se você já conseguiu agendar a tão sonhada visita técnica, lembre-se de que é através dela que você irá conquistar a atenção e, o mais importante, a confiança do cliente, além de deixar claro que está ali para ajudá-lo da melhor forma a resolver suas necessidades, seus problemas.        

A visita técnica é uma etapa fundamental para estabelecer um bom relacionamento com o cliente, bem como facilitar a conquista das expectativas do serviço de organização. Apesar da visita ser tão importante, nem todas as profissionais de organização dão a devida relevância a esse momento.

Orçamentos baseados em fotos e vídeos ou na própria descrição do serviço pelo cliente via telefone ou mensagens trocadas no celular, podem fugir a fidelidade à realidade do ambiente a ser organizado, porque não expressam o real estado do mesmo, gerando em certas ocasiões, desgastes desnecessários, podendo ainda vir a resultar em prazo, preço ou projeto insatisfatório para o cliente.  

Por isso, a visita técnica presencial da Personal Organizer ao local da organização é a primeira oportunidade que o cliente tem de explicar e alinhar suas ideias com a profissional, para que o projeto a ser elaborado venha a corresponder às suas expectativas.          

Antes mesmo de elaborar e enviar o orçamento, a visita é necessária, para que se possa ter um resultado satisfatório para ambas as partes. O cliente, na maioria das vezes, deseja alguma coisa e na visita pode ocorrer a discussão das ideias, sugestões, inspirações, que certamente irão fazer toda a diferença no resultado final do projeto.         

Assim, depois de confirmada a visita, você deverá se preparar para ela, afinal é um encontro de negócios. Procure antes de ir, numa conversa prévia, conhecer todas as necessidades que o cliente tem, as expectativas e o objetivo principal que o levou a querer contratar o serviço. Com essas informações já em mãos, ficará mais fácil, pois ao chegar lá você já terá uma ideia do que conversar, da anamnese que normalmente se costuma fazer durante a visita técnica. Mas, não se esqueça de que apesar da ansiedade em convencer o cliente, é importante deixar que ele fale, para que assim você possa explicar e oferecer com toda clareza os seus serviços, os produtos organizadores adequados e também aproveitar para lhe apresentar seus cases de sucesso.         

Aquele velho ditado de que a primeira impressão é a que fica, vale muito aqui também, porque o seu objetivo é fechar um novo projeto de organização. Essa é uma das dicas mais óbvias – Crie desde o início uma boa impressão. Chegue sempre um pouco antes do horário combinado, isso mostra a sua boa vontade e disponibilidade. E procure ir devagar, não comece a visita enchendo o cliente de perguntas e informações. Primeiro quebre o gelo com uma conversa descontraída, mas sem piadinhas ou brincadeiras bobas.

Mantenha a simpatia sempre e com o desenrolar da conversa você irá percebendo a hora certa de como propor o serviço, os produtos, etc. Sempre de maneira clara e breve, sem deixar margem para dúvidas. Você deve convencê-lo de que a sua equipe ou a sua empresa é a melhor solução para ele naquele momento. 

Anote tudo que for relevante, tudo que você conseguiu perceber com esse encontro e pontos que porventura ficaram por decidir durante a execução do serviço de organização, como decisões que o cliente deixou pendente ou a confirmar posteriormente. Isso é importante porque mesmo tendo uma boa memória, é possível se esquecer de algum pormenor. Isso irá lhe ajudar muito na hora da elaboração do orçamento e contrato e também mostra mais uma vez ao cliente o seu potencial de organização.  

E finalmente, um toque super valioso: evite algumas frases ou palavras enquanto conversa com o cliente, aquelas que podem acabar trazendo dúvidas, desconfiança e ainda por cima colocar todo o seu esforço em risco. Veja algumas:

“Eu acho” – mostra incerteza e você precisa mostrar segurança;

“Talvez” – transparece indecisão;

“Problema” – é tudo o que o cliente não quer, prefira desafio;

“Preço” – já faz o cliente pensar no dinheiro que vai gastar, prefira valor;

“Custo” – igual a preço, aqui cai muito bem a palavra investimento, pois ele deve ficar convencido de que está fazendo um investimento ao contratar você e isso irá com certeza, motivá-lo a fechar o serviço.

De modo geral, a visita técnica presencial é uma tarefa que, se for bem realizada, poderá gerar bons frutos para você. Portanto, se dedique em fazer dessa ação um dos diferenciais do seu negócio.

Agora é contigo! Bora investir nessas dicas e aumentar suas visitas e consequentemente, seus projetos de organização. 

Por Morgana Portella – Personal Organizer – Especialista em Rotinas e Home Organizer

Redaçāo Anpop Brasil