Apaixonados pela organização. Unidos pela excelência.
Foi depois de terminar seu curso de Organização de Residências e se deparar com algumas dificuldades como: onde encontrar o cliente; como cobrar; como se vender e ainda faltando a parte prática, que se sentiu necessidade de trocar ideias com outros profissionais.
Foi assim que essa história começou, com Yolanda Hollaender colocando para debate em redes sociais o tema “as competências de um profissional de organização”, baseado num anúncio que oferecia serviços de Personal Organizer equivalentes aos de uma governanta.
Muitas questões foram levantadas e houve uma forte manifestação e preocupação dos leitores, na maioria Personal Organizers, quanto à divulgação correta sobre a atividade de organização profissional em residências.
E em 08 de junho de 2013 aconteceu o 1º Encontro Personal Organizer (EPO) com 41 participantes que foi tão produtivo que já saiu programado o 2º encontro, marcado para agosto e que teve Claudia Pilli como anfitriã, bem como o 3º encontro, em novembro do mesmo ano.
O início do projeto de criação da associação foi no dia 04 de julho de 2013, quando José Luiz Cunha, Claudia Pilli, Sandra Pina, Susana Cappucci, Valéria Ribeiro Ferreira e Yolanda Hollaender, realizaram a primeira de inúmeras outras reuniões que aconteceram ao longo do segundo semestre para que a ANPOP fosse constituída e formalizada em 13 de fevereiro de 2014.
Seu lançamento ocorreu durante a 1ª Conferência Internacional de Profissionais de Organização (POB), que aconteceu no dia 11 de março de 2014 em São Paulo, com a participação de mais de 350 pessoas.
Desde então, têm sido grandes os esforços para fazer a Associação se desenvolver e oferecer benefícios aos associados; um espaço de busca, exclusivo no site da ANPOP; oferta de cursos de boa qualidade que agreguem valor à carreira profissional; um canal de comunicação para a troca de informações e Networking; um Código de Ética; vários outros canais de comunicação; informações úteis nas redes sociais; busca de patrocínio e parcerias com empresas que comercializam produtos de organização; debates amigáveis sobre organização e dúvidas em comum; apoio aos encontros regionais; presença em eventos que reúnem profissionais de organização; compilação de dados através de pesquisa de opinião para conhecer melhor o que o associado tem como expectativa; pesquisa profissional para conhecer o público final e suas necessidades e, assim, oferecer opções de serviços junto ao mercado; assessoria jurídica; material de consulta e; tantas outras ações que a ANPOP tem capacidade para colocar em prática.
Mesmo ainda com um número pequeno de colaboradores, a ANPOP tem se esmerado para ir adiante. A frase a seguir é o maior desafio enfrentado pela Diretoria Executiva: ‘Juntos somos mais fortes!’
Os voluntários que colaboram com a ANPOP são pessoas que disponibilizam parte do tempo, conciliando a vida pessoal e profissional, para se dedicar à Associação, visando deixar o melhor de si mesmos!
O maior benefício para o Profissional de Organização, no nosso entendimento, é já contar com uma Associação constituída, registrada, trabalhando e já apresentando resultados desde o primeiro mandato.
A reunião de pessoas com o mesmo propósito é uma oportunidade ímpar para a promoção de um debate amplo e consciente sobre as mudanças e melhorias que precisam ser feitas.
Agradecemos a todos aqueles que acreditaram que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!
Primeira Diretoria Executiva da Associação
Mandato fev2014/fev2016:
Presidente: Sandra Regina Pina de Oliveira
Vice-Presidente: Yolanda Hollaender
1º Tesoureiro: Ivo Corradi de Abreu
2º Tesoureiro: Tânia Lordêllo
1º Secretário: Tatiane Costa
2º Secretário: Maria Paula Cruvinel
Conselheiros 2014 a 2018:
Adriana Saade, Ana Paula Vanzan, Ana Ziccardi, Anna Celidonio, Aracy Santamaria, Bárbara Volnei, Carolina Lopes, Claudia Coelho, Claudia Pilli, Cristiane Belfiore, Cristiane Rocha, Ingrid Lisboa, Fernanda Graeff, José Luiz Cunha, Kalinka Carvalho, Priscilla Caminha, Priscilla Moya, Rosália Ribas, Tatiana França.
Associados Fundadores (em ordem alfabética):
Ana Lucia Ziccardi, Adriana Saade, Claudia Pilli, Débora Campos, Debora Monique, José Luiz Cunha, Marcia Cruz, Sandra Pina, Susana Cappucci, Yolanda Hollaender
Associados Pioneiros (em ordem alfabética):
Adriana Escardin, Ana Paula Vanzan, Anna Christina Celidonio Nince, Aracy Santamaria, Bárbara Volnei, Berenice Padilha, Carmem Maria Albertin Silva, Célia Regina Ferronato, Cléa Alberto, Cristiane Belfiore, Cristiane Rocha, Fernanda Graeff, Fernanda Medeiros, Ingrid Lisboa, Irene Cristina Loureiro, Isabel Cristina Bossi Alves, Ivana Portella, Ivone de Fátima Carbonelli, Katia Pereira G. Benedetti, Leticia Castelli, Marcela D. F. Dellarole, Margareth Beloni, Maria Cecilia Monteiro Viana, Maria Tereza Valkurja, Marina Bombardi, Miriam Aparecida B. Cansian, Priscila Saboia, Regiane de Brito Farias Deppe, Renata Haddad, Roberta Nagai, Roberta Pedroso Ramos, Rosalia Benetti Ribas, Rosana Aparecida O de Souza, Rosangela Bessa, Sheine Aparecida Donario, Silvia Balbi, Simone Regini Serrano, Tania Maria Souza Lordello, Tatiana Halley Costa Fonseca, Vanessa Sanches, Vera Corradi, Zetta Niky Casalena.
Cada um dos que se uniram para fazer parte da história da ANPOP tem sua participação em determinados momentos e sua própria versão dos acontecimentos.
Esta história que estamos reproduzindo sobre o nascimento da ANPOP, é a que vivenciou Yolanda Hollaender, a quem agradecemos por ceder e autorizar o uso deste material.
De uma pequena iniciativa, foi dada a largada – agora é continuar sempre em frente.
Chapa Renovação
Mandato mar2016/set2016:
Presidente: Marcela Dall Agnol Ferreira Dellarole
Vice-Presidente: Sheine Aparecida Donário
1º Tesoureiro: Juliana Mayrelly Soares Rocha
2º Tesoureiro: Aracy Gama Santamaria
1º Secretário: Tatiana Halley Costa Fonseca
2º Secretário: Jackcelly Seixas de Almeida
Chapa Integração
Mandato fev2017/fev2019:
Presidente – Ana Paula Vanzan
Vice-Presidente – Natalia Ortiz
1º Tesouraria – Camila Santos
2º Tesouraria – Fernanda Geiger
1º Secretária – Priscila Gassi
2º Secretaria – Carol Monti
Chapa Ecoar
Mandato jun2019/dez2021
Presidente – Zezé Zimerman
Vice-Presidente – Marina Bombardi
1º Tesouraria – Andréia Alves Ferreira Lourenço
2º Tesouraria – Ivani Alves Moreira Silva
1º Secretária – Clecy Candida Gonçalves
2º Secretaria – Karina Tarantino
Chapa Ecoar 2
Mandatos jan2022/dez2023:
Presidente – Zezé Zimerman
Vice-Presidente – Miryam Tolotto
Diretora Administrativa –Carolina de Freitas Lodo
Diretora Financeira – Liliane Seno dos Santos
Chapa Regionalidade
Mandato jan2024/dez2025
Presidente – Ana Alarcon
Vice-Presidente – Ivea Ferreira
Diretora Administrativa – Lia Andrade
Diretora Financeira – Conceição Leal
Integrar, desenvolver, liderar e promover os profissionais de organização bem como mostrar a importância e dar credibilidade a esse segmento para a economia do país.
Ter o reconhecimento nacional do valor da atuação dos profissionais de organização, e se transformar em uma autoridade e referência para o segmento.